segunda-feira, 6 de abril de 2009

Introduçao

Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
Renascimento reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.

Contexto histórico e cultural

Humanismo

Contexto Histórico


No mundo todo, a prosa literária é uma manifestação que surge depois da poesia. Não podendo ser memorizada com as mesma facilidade dos poemas, a prosa necessita de algumas condições específicas para surgir e se definir enquanto gênero, tais como uma língua mais evoluída e formas mais sofisticadas de pensamento
Em Portugal não foi diferente: as manifestações literárias da primeira época medieval caracterizavam-se pelo predomínio da oralidade e, por essa razão, as cantigas trovadorescas tiveram maior destaque. Já no século XV, na segunda época medieval, a prosa e o teatro ganharam o primeiro plano, sendo seguidos pela poesia palaciana.
A produção literária portuguesa da segunda época medieval representa um momento de transição entre a literatura trovadoresca e o Renascimento do século XVI e, como em toda transição, o velho e o novo conviviam ente si. Assim, ao mesmo tempo que se mantinham alguns aspectos das cantigas - por exemplo, a idealização amorosa -, aspectos novos surgiram preparando a literatura renascentista: por exemplo, a poesia amorosa de fundo sensual. O termo humanismo é utilizado para designar o estudo das letras humanas em oposição à teologia.
Renascimento
Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Contexto Histórico
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Literatura, autores e obras

Humanismo

*As crônicas de Fernão Lopes: Crônica é o nome que da-se à narração dos feitos da nobreza na idade média. Fernão Lopes foi inculbido de escrever sobre os acontecimentos de diversos períodos históricos.
Esse autor se destacou por não se limitar a tecer elogios aos reis, como era comum na época. Faz descrições mais detalhadas, não só do ambiente da corte, mas também das festas populares e do papel do povo nas festas e rebeliões. Soube sintetizar em suas narrativas toda a tradição da prosa anterior, da novela de cavalaria à crônica histórica ou moralística, preparando terreno para as novelas sentimentais, surgidas a partir do século XVI. Também pode ser apontado por explorar com propriedade a tensão dramática criada pelo confronto de personagens e de situações, bem como por caracterizar suas personagens de forma bem definida e finalmente por preparar, com o nacionalismo e o sentimento de coletividade presente em suas crônicas, o ambiente para o surgimento da grande epopéia de Camões - Os lusíadas
.
*O teatro de Gil Vicente: nenhuma classe ou grupo social escapa à sátira mordaz de Gil Vicente: o rei, o papa, o clérigo corrupto e devasso, o médico incompetente, o curandeiro, a mulher adúltera, a alcoviteira, o juiz desonesto, o camponês, a donzela, o velho, o parvo, a beberrona, a moça da vila, o soldado, o judeu oportunista, o burguês ignorante e materialista. Neste sentido, Gil Vicente mostrava-se crítico diante da nova ordem social e dos valores burgueses que surgiram na sociedade portuguesa do início do século XVI.
Renascimento

Conclusão

Bibliografia

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081201093850AA2mTR3
http://www.geocities.com/alcalina.geo/39litera/human.htm
http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/humanismo.htm
http://www.google.com.br
http://www.winkpedia.com.br