segunda-feira, 6 de abril de 2009

Literatura, autores e obras

Humanismo

*As crônicas de Fernão Lopes: Crônica é o nome que da-se à narração dos feitos da nobreza na idade média. Fernão Lopes foi inculbido de escrever sobre os acontecimentos de diversos períodos históricos.
Esse autor se destacou por não se limitar a tecer elogios aos reis, como era comum na época. Faz descrições mais detalhadas, não só do ambiente da corte, mas também das festas populares e do papel do povo nas festas e rebeliões. Soube sintetizar em suas narrativas toda a tradição da prosa anterior, da novela de cavalaria à crônica histórica ou moralística, preparando terreno para as novelas sentimentais, surgidas a partir do século XVI. Também pode ser apontado por explorar com propriedade a tensão dramática criada pelo confronto de personagens e de situações, bem como por caracterizar suas personagens de forma bem definida e finalmente por preparar, com o nacionalismo e o sentimento de coletividade presente em suas crônicas, o ambiente para o surgimento da grande epopéia de Camões - Os lusíadas
.
*O teatro de Gil Vicente: nenhuma classe ou grupo social escapa à sátira mordaz de Gil Vicente: o rei, o papa, o clérigo corrupto e devasso, o médico incompetente, o curandeiro, a mulher adúltera, a alcoviteira, o juiz desonesto, o camponês, a donzela, o velho, o parvo, a beberrona, a moça da vila, o soldado, o judeu oportunista, o burguês ignorante e materialista. Neste sentido, Gil Vicente mostrava-se crítico diante da nova ordem social e dos valores burgueses que surgiram na sociedade portuguesa do início do século XVI.
Renascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário